quarta-feira

Actividades no mês de junho de 2011

 .Sala Polivalente



Comemorações
Dia Mundial da Criança
1 de junho
15h30
À Descoberta.....

.....De Fernando Conduto, “o escultor invisível
Com a ajuda de algumas pistas previamente fornecidas, os Utentes da Casa Museu João de Deus iniciarão um percurso através de várias modalidades artísticas
Este mês a escolha recai sobre a Escultura, e, Fernando Conduto será o nosso primeiro “convidado”


. Biblioteca e Pátios


De 24 a 30 de junho......
"Livros Passados de Mão em Mão"

Venha à Casa Museu João de Deus e traga um livro, uma revista, um CD ou DVD. Em troca, leve os que temos para intercâmbio. Esta é a nossa forma de promover a leitura e partilhar conhecimentos.


Dias 8, 15, 22 e 29 de junho
15h30
"Os Jardins da Poesia e dos Afectos"
( tratamento das flores//poemas )
local – Pátio Exterior da Casa Museu João de Deus




Dia 7
das 15h00 às 16h30
"Uma flor/um poema"
Oficina de origamis
Vamos observar o crescimento das nossas flores//poemas e aproveitar o tempo para uma oficina de origamis
local – Biblioteca da Casa Museu João de Deus



Dia 21
das 15h00 às 16h30
"Traga a sua imaginação à Casa Museu"
Oficina criativa
Se eu, por um dia, fosse Presidente da Câmara Municipal…
Os Jovens Utentes da Casa Museu João de Deus, no âmbito da cidadania, serão convidados a apresentar soluções à questão que lhes é proposta
local – Biblioteca da Casa Museu João de Deus



Dia 30
das 15h00 às 16h30
"O humor na Casa Museu"
Oficina de mímica
Dois velhos palhaços - o Lelo e o Élio - encontram-se e, utilizando ,apenas, a mímica, convidarão os Utentes da Mediateca da Casa Museu João de Deus a partilhar, com eles, as suas experiências de vida. Isto é, o que foram e o que são: dois viajantes e dois amigos.
Uma simples homenagem à velhice e à amizade
local – Biblioteca da Casa Museu João de Deus


Todos os Dias
( a utilização de qualquer serviço da Bibilioteca exige a posse de Cartão de Utilizador a solicitar na própria Biblioteca )

Leitura de Presença
O Serviço de leitura de Presença oferece-lhe a possibilidade de consultar o acervo documental dentro das instalações.
Para consultar, presencialmente, os documentos de livre acesso não necessita de efectuar qualquer pedido de autorização, mas exige inscrição de serviço.
A consulta presencial de documentos "não livro" (CD's, DVD's, etc.) está condicionada à disponibilidade dos respectivos dispositivos de leitura.
A Biblioteca possui colecções de "Legados" de acesso condicionado, e "Reservados" que não se encontram em livre acesso. A consulta presencial destes documentos implica um prévio pedido de autorização.

Empréstimo Domiciliário
O Serviço de Empréstimo Domiciliário oferece-lhe a possibilidade de requisitar, temporariamente, documentos para consulta, fora das instalações da Biblioteca.
Todos os suportes (Livro, CD, DVD, etc.) são passíveis de empréstimo domiciliário, o que não acontece com as colecções de "Legados e Reservados".

Serviço de Referência
O Serviço de Referência oferece-lhe apoio na sua pesquisa de informação, quer esta exista na Biblioteca quer em outras entidades ou na Internet.
O Serviço de Referência pode ser prestado presencialmente, via telefone, fax ou correio electrónico.

Informação Bibliográfica
Este serviço procede à pesquisa e localização de textos e imagens em monografias, reprodução da documentação seleccionada, bem como elaboração de listagens bibliográficas.

. Mediateca

Todos os dias da semana
das 15h30 às 18h30
Internet Júnior

a Mediateca da Casa Museu João de Deus disponibiliza Internet Júnior para um público
a partir dos 6 anos de idade, proporcionando conhecimentos básicos, no que respeita ao
uso das novas tecnologias.


dias 9, 16 e 28 de junho de 2011
às 15h30
Ciclo
“Os Melhores Filmes de Sempre”
( M/12 anos )

Dia 9 de junho,
"I am Sam", de Jesse Nelson
Um pai, com deficiências mentais, trava uma luta na justiça para conseguir a custódia da sua filha de sete anos. A ajuda encontra-a numa conceituada advigada que tudo fará para apoiar este ser indefeso que só deseja ser feliz. Um elenco de luxo e uma espectacular banda sonora completam esta memorável lição de vida, amor e alegria ...

Dia 16 de junho
“Gangs de Nova Iorque”, de Martin Scorsese
Nova Iorque 1863 – acompanha a história épica de um jovem imigrante de ascendência irlandesa que jurou vingança contra o poderoso líder do bando anti-imigrantes que matou o seu pai. Após 15 anos de ausência, o jovem imigrante regressa a Five Points, com o objectivo de cumprir o prometido, mas fica numa posição muito difícil, quando conhece uma carteirista enigmática, cuja independência e beleza o fascinam. O percurso do jovem transforma-se numa luta plena de vingança e de sobrevivência que atinge uma poderosa progressão, durante a Guerra Civil, o acontecimento mais violento de instabilidade urbana, a que a América alguma vez pensou assistir ...

Dia 28 de junho,
“Traffic – Ninguém sai ileso”, de Steven Soderbergh
O filme acompanha o quotidiano de um polícia, perto da fronteira mexicana, que tenta afastar o seu colega das tentações da corrupção.
Por seu lado, em San Diego, Helena vê o seu marido, um barão do narcotráfico, ser preso e tenta, a todo o custo, garantir a sobrevivência da sua família, assumindo o comando do negócio.
Ao mesmo tempo, nos USA, o juiz supremo é nomeado pelo Governo para ser o próximo czar na luta antidroga. Mas o seu optimismo e o seu empenho não chegam para impedir que a própria filha se torne viciada em cocaína.
“Traffic – Ninguém sai ileso” é um mosaico de histórias paralelas que, a certa altura, se interligam de uma forma brilhante e cujo tema central é o poderoso mundo do tráfico de droga....


. Ludoteca



Todos os dias
. Pais e Filhos a brincar e a aprender

Espaço aberto em que as Crianças a partir dos 3 anos,
acompanhadas dos pais, podem brincar e aprender