terça-feira

ORA, ORA, VAMOS LÁ BRINCAR!




Desde os primeiros dias de Maio que nós, Casa-Museu João de Deus, ao aceitarmos o desafio que nos foi lançado pelo Instituto de Apoio à Criança ( IAC ), temos vindo a realizar uma série de actividades desde o flash mob ( no dia 11 de Maio ) - que publicámos no post anterior - a oficinas de conto, de reconto e de ilustração, baseadas nas fábulas de João de Deus ( de 16 de Maio a 1 de Junho ) e que constituem uma nova forma de  brincar/trabalhar/jogar  as fábulas tradicionais. Assim, os Meninos do   nosso Agrupamento Escolar – Pré- Escolar, Jardim-Escola João de Deus e 1º Ciclo – começam por aceitar uma proposta que lhes fazemos…. Primeiro, ouvem, de uma forma muito convencional, a fábula “A Cigarra e a Formiga”, de João de Deus. Depois, elas e nós, técnicas da Casa-Museu João de Deus e a ilustradora Marta Jacinto, disfarçamo-nos ou de cigarras ou de formigas. Escolhidas as personagens, segue-se o conto da fábula pelas Crianças que, obviamente, valorizam o trabalho da formiga. É, então, a nossa vez...... Reescrevemo-la, relevando, desta vez, o trabalho da cigarra. Reacção normal da Criança – não aceitar, porque a formiga trabalha e a cigarra canta e dança. E lá vamos, com muita dificuldade, tentando fazer-lhes ver que cantar e dançar também constitui uma maneira de trabalhar e que, o trabalho, quando produzido com prazer, em conjunto e de uma forma repartida, dá muitos mais frutos e faz muito mais sentido. Isto é, se a formiga trabalhar ao som do canto da cigarra e, de quando em vez, fizer uma paragem no seu trabalho e dançar com a cigarra, trabalhará muito mais satisfeita e menos cansada, e, a cigarra, por seu lado, também aprenderá que para cantar bem e dançar ainda melhor, precisa de trabalhar e muito.




( Oficina realizada na Escola Primária de São Marcos da Serra )



Seguidamente, a ilustradora Marta Jacinto apresenta as suas ilustrações, desenha as personagens da fábula e enquanto o faz, vai explicando o seu processo de criação, para depois incentivar, de uma forma muito informal, cada Criança a desenhar e a pintar a cigarra, a formiga ou as duas.




( Oficina realizada no Jardim-Escola João de Deus )



E assim, ao longo dos dias, os Meninos da Escola Primária de São Marcos da Serra ( 16 de Maio ), Jardim-Escola João de Deus ( 27 de Maio ), Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines ( 28 de Maio ), Pré-Primárias de São Bartolomeu de Messines ( 29 de Maio ) e todas as Escolas do Agrupamento ( dia 1 de Junho ) participarão nesta brincadeira de andar às voltas com o Fabulário de João de Deus e, em particular, a fábula  “A Cigarra e a Formiga”.




( Oficina realizada com os Meninos da Casa do Povo )



**********
***



O Dia Internacional do Brincar/Jogar foi criado em 1999, na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio, por iniciativa do Presidente da Internacional Toy Library Association ( ITLA ), e tem como objectivo lembrar que o brincar é uma fonte inesgotável de prazer, alegria e aprendizagem, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental.




( Oficina realizada com o Jardim de Infância Oficial )




Agradecimentos mais que pertinentes:

Instituto de Apoio à Criança - IAC,
Arqta Marta Jacinto,
Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines,
Agrupamento Escolar de São Bartolomeu de Messines,
Jardim-Escola João de Deus,
Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines,
Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines,
União Desportiva Messinense,
Guarda Nacional Republicana e
População de São Bartolomeu de Messines.



E, por exemplo, de Berlim chegam-nos novas.....que nos aquecem a "alma" e levam-nos a não baixar os braços:

Berlim, 1.06.13
"Parabéns, (...), pelo trabalho que aí se faz. Nos tempos bárbaros de neo-liberalismo que vivemos, melhor, que nos obrigam a viver, talvez a POESIA seja a nossa salvação. (...)

Luciano"



sábado

Flash Mob do "Dia Internacional do Brincar/Jogar"








Tínhamos prometido, não tínhamos?
Pois aqui está o Flash Mob que fizemos no passado sábado, dia 11, no Mercado Municipal, e que bem demonstra que, para todos nós, novos, mais novos ou menos novos, o brincar e o jogar são, acima de tudo, um acrescentar vida, flores, sorrisos e muitos abracinhos a todos os seres com quem partilhamos o nosso dia, fazendo de cada um
"UM DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR/JOGAR".
Mas, não se esqueçam. Venham, de 16 de Maio a 1 de Junho, brincar connosco, agora, com "A Cigarra e a Formiga", do Fabulário de João de Deus e as ilustrações da Marta Jacinto. Nós estamos à vossa espera, certo?



terça-feira

CONTAMIN'art - construção do CORPUS - nocturnos poéticos








Faltava o último registo desta 1ª fase - a (des)construção do CORPUS poético -.
Ao longo de um mês, em vários laboratórios, (des)construímos poemas, provocámos pessoas numa intervenção de rua, contaminámos espaços degradados, inventámos "spoken words" e brincámos com o lixo, conscientes de que a POESIA é algo muito sério, mas que precisa de ser desmistificada. Assim, aos poucos e poucos fomos (des)construindo poemas, para, depois, ousarmos a CONSTRUÇÃO do CORPUS.
Essa será a 2ª fase deste nosso projecto....
Mas antes, reservamo-vos o último registo fotográfico da noite de 19 de Abril, ouvindo a voz e dois poemas de Maria Azenha, porque, amanhã, no CONTAMIN'art, outro será o nosso "navegar".....



CONTAMIN'art - Nocturnos Poéticos - a performance








Teresa Tudela com o seu "T a Bernardim" lançou-nos um enorme desafio e nós, porque a POESIA se inscreve em corpos, em vozes ou em silêncios, ousámos provocar situações onde o conformismo, geralmente, impera.









Neste jeito meio louco de estar na POESIA, durante uma hora e meia, aproximadamente, recriámos alguns poemas de Maria Estela Guedes, Fernando Aguiar, Maria Azenha, Mário Máximo, Natércia de Aguiar e Gabriela Rocha Martins, em vozes diversas ,femininas, masculinas, doces, amargas e assim-assim ... antes de vestirmos o poema com a roupa do estilista Luís João Duarte ...



segunda-feira

Um pouco mais de arte em CONTAMIN'art









E, a pouco e pouco, os nossos exercícios experimentais foram tomando forma e, no dia 19 de Abril, às 21h00, sob a batuta de Fernando Pessoa ainda na voz de Mário Máximo, abrimos as portas da Casa-Museu João de Deus e recriámos o "espaço" num CORPO POÉTICO, onde os poetas ,por interpostas pessoas e performances ,estiveram presentes. 
Aqui fica o 1º testemunho - o antes........



CONTAMIN'art - Poesia Experimental - 5º exercício "A Exposição"










De exercício em exercício ,continuámos a (des)construir e construir POESIA
E assim, no dia 17 de Abril, marcámos presença com Fernando Pessoa ,Mário Máximo e Paulo Nazareth. 
Obrigada também a vós ,Mário e Paulo ,por terem estado presentes neste CONTAMIN'art a sul.




E, de longe, no silêncio das horas tardias, os Amigos, os Poetas, fazem-nos chegar palavras cúmplices .Aqui ficam alguns registos:


Muito obrigado pelo envio que me fizeram e hoje vi.
 
Informo que a partir desta data ficam incluídos no meu grupo de contactos-a-confrades. É o meio, pessoal, de que me sirvo para os relacionamentos intelectuais/artísticos com os parceiros dos diversos continentes (...)

Cordialmente, o
 
 nicolau saião



:)))

Visitei. Gostei.

Um abraço.
Até breve!
Teresa Tudela



Querida “ Irmã”,

Gostei mesmo muito.
Belo trabalho que estás a fazer.

***beijo,

Tua dedicada amiga  e cúmplice na poesia,

maria



CONTAMIN'art - POESIA em laboratório ( 3º e 4º exercícios )







Havíamos prometido que regressaríamos aos nossos laboratórios de Poesia e assim fizemos...
No dia 15 de Abril, marcámos presença com a poeta Maria Azenha .Com ela e com Lisa Gerrard.
O "Neste Poema" de Maria Azenha, criado para este projecto, foi o nosso leit-motiv.







E, de novo, dois belíssimos poemas criados por Maria Azenha, de propósito, para o CONTAMIN'art, voltam a servir de base aos nossos laboratórios de (des)construção e construção poéticas.
Obrigada, Maria ,por teres aceitado o nosso desafio e entrado nesta aventura...



domingo

Ora, Toca a Brincar!





-ilustração de Marta Jacinto




O IAC ( Instituto de Apoio à Criança ) convidou-nos e nós aceitámos...
Assim, no âmbito das Comemorações dos Dias Internacional do Brincar/Jogar e do Dia Mundial da Criança, a Casa-Museu João de Deus, em parceria com a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, o Jardim-Escola João de Deus, a Casa do Povo de S. B. de Messines, o Agrupamento Escolar e a Guarda Nacional Republicana, promove, de 16 de Maio a 1 de Junho, uma série de actividades, desde um flash-mob ( no Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines ) a algumas sessões da rubrica "A Brincar com o Fabulário de João de Deus", compostas pelas Oficinas "Mãos Travessas" e por Oficinas de ilustração com a nossa amiga ilustradora Marta Jacinto.
O flash-mob, envolvendo hip-hop, capoeira e algumas cenas do "Mercadinho Tradicional", decorrerá no dia  11 de Maio, pelas 10h30, e, do mesmo dar-vos-emos, oportunamente, conhecimento.
Por sua vez, as Oficinas ( de 16 a 31 de Maio ) marcadas para as 10h30 e 15h00, nas Escolas Pré-Primárias, Primárias, Jardim-Escola e Casa-Museu João de Deus, irão centrar-se na fábula de João de Deus, "A Formiga e a Cigarra" e assumem-se como uma nova forma de brincar com o comum conto/fábula, no qual a Criança colocará em prática as suas ludicidade e criatividade.








O Dia Internacional do Brincar/Jogar foi criado em 1999, na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio, por iniciativa do Presidente da Internacional Toy Library Assosiation ( ITLA ), e tem como objectivo lembrar que o brincar é uma fonte inesgotável de prazer, alegria e aprendizagem, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental e para construir uma sociedade melhor

( vide https://www.facebook.com/casamuseu.joaodedeus?ref=tn_tnmn )



Actividades para os meses de Maio e Junho




E já agora ,vamos lá conhecer as actividades que a Casa-Museu João de Deus nos propõe para os meses de Maio e Junho...




Oficina do Disfarce





“Estórias com formigas “, vários autores
A  criança  poderá criar através da utilização das diversas técnicas de artes plásticas
  e reciclagem de materiais  (papel) as diversas personagens do texto “Estórias com formigas” de vários autores
datas – 6 e 20
horas – 10h30 – 15h30
Idades 3 / 12anos
local -  Ludoteca



Pátio de Filmes





Uma Experiência Animada
“ O Espectacular Homem Aranha“ - I Parte
Lucas Décio Lombardi

Estimular o  gosto e o conhecimento pela animação,
pelo desenho animado e pela sua construção
datas – 8, 15
horas –  15h30
Público  em Geral  e Jovens utilizadores  da Mediateca
da Casa-Museu João de Deus
local – Mediateca




Passeio dos Sentidos



Num profundo contacto com todos os recantos da Casa-Museu
João de Deus e zonas circundantes, e, em sintonia com os nossos sentido,
vamos partilhar o que nos vai na alma...
Actividades: Jogos ( da intuição e do olhar );
escrita em Movimento e construção de textos
colectivos
 ( Actividades em parceria com a Junta de Freguesia de S. B. de Messines,
Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines,
Jardim-Escola João de Deus e
Grupo de Teatro Penedo Grande )
datas – 9, 16 e 23
horas – 15h00 às 18h30
Público  em Geral 
local -  Casa-Museu João de Deus





Odicina  “ Arca de Contos “




“Silves e as suas lendas”,  
Nesta oficina a criança pode ouvir, ler / contar e interagir

(n)uma lenda previamente escolhida.
datas – 10, 17 e 31
horas – 10h30 – 15h30
Utilizadores  da Casa-Museu João de Deus,  Escolas EB1 da Freguesia,
Jardim  Escola  João de Deus
Idades 3 / 12anos
Local -  Ludoteca




CONTAMIN'art





“Contaminações de Rua”
(Des)construções Fotográficas
( Poesia Visual )
Parceria com a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines
Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines
Sociedade de Instrução e Recreio Messinense
Grupo de Teatro Penedo Grande
datas – 13 e 24
horas – 15h30
local de encontro – Casa-Museu João de Deus





Comemorações
DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR


Oficina de “Mãos Travessas”
A brincar com o Fabulário  de João de Deus





Oficina de ilustração e escrita 
com a ilustradora Marta Jacinto

“A Formiga e a Cigarra”, de João de Deus
Uma nova forma de  brincar com o  comum conto/ fábula,
no qual a criança colocará em prática as suas ludicidade  e criatividade, 
disfarçando-se de um personagem imaginário e onde  a partir do disfarce
irá  contar a história original , recriá-la ou contá-la conforme a sua imaginação.

datas – de 16 a 31

horas – 10h30 – 15h30
Público alvo – Utilizadores  da Casa-Museu João de Deus, 
Escolas EB1 da Freguesia, Jardim  Escola  João de Deus 
Idades 3 / 12anos

Local -  Ludoteca






sAteliês culinário/literários



“Sopas com histórias”
Trabalhar  o imaginário das Crianças fomentando o saber pela gastronomia
aliando-a à escrita e à ilustração.
Parcerias com o Restaurante João de Deus e
com o Jardim-Escola João de Deus
data – 21
horas – 10h30
locais – Restaurante e Jardim-Escola João de Deus




Pátio de Leituras



Leituras animadas
“ A Morte dos Stacy“ – Marvel
Estimular o  gosto e conhecimento pela leitura e pela  animação,
 despertando o sentido crítico sobre a banda desenhada nas suas diversas vertentes
datas – 22, 29
horas –  15h30
Público  em Geral  e Jovens utilizadores  da Mediateca
da Casa-Museu João de Deus
local - Mediateca




Conversas Avulsas




“O Teatro através dos séculos”
 Dar a conhecer a história do Teatro,
sécs. XIX e XX em Portugal
“Horácio e Lídia”, de João de Deus
Parceria com o Grupo de Teatro Penedo Grande
data –31
horas – 16h30
local – Sociedade de Instrução e Recreio Messinense




Programação para o mês de Junho de 2013





Oficina do Disfarce



“ A Raposa e o Cão de Guarda “, Esópo
Uma nova forma de  brincar com o  comum conto / fábula,
no qual a criança colocará em prática as suas ludicidade  e criatividade, 
disfarçando-se de um personagem imaginário e
onde  a partir do disfarce irá  contar a história original,
recriá-la e contá-la conforme a sua imaginação.
datas – 4, 11, 18
horas – 10h30 – 15h30
Idades 3 / 12anos
local -  Ludoteca




A brincar
com o Fabulário de João de Deus  



“O cão e a presa”, de João de Deus
A  criança,  através da utilização das diversas técnicas de artes plásticas 
e reciclagem de materiais, irá construir as diversas personagens da fábula
O cão e a presa”  de  João de Deus
datas – 6, 20 e 27
horas – 10h30 – 15h30
Idades 3 / 12anos
local -  Ludoteca





CONTAMIN-art



“Intervenções de Rua”
(Des)Construções Estéticas
( Esboços Visuais )
Parceria com a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines,
Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines,
Sociedade de Instrução e Recreio Messinense e
Grupo de Teatro Penedo Grande
datas – 7 e 28
horas – 15h30
local de encontro – Casa-Museu João de Deus






Pátio de Filmes



Uma Experiência Animada
“ O Homem Aranha “ – II Parte
Lucas Décio Lombardi

Estimular o  gosto e o conhecimento pela animação, pelo desenho animado
 e pela sua construção.
datas – 12, 19
horas –  15h30
Público  em geral  e Jovens utilizadores  da Mediateca
da Casa-Museu João de Deus
local - Mediateca





Laboratórios de Iniciação à Web




“Escrever para a Web”
Quais as diferenças entre a escrita para a internet e a escrita para o papel?
Qual o papel da escrita nos suportes on-line, quando a internet tem cada vez
mais conteúdos multimédia? Como podemos tornar mais apelativa a escrita na internet, nas suas variadas formas? Como manter os nossos leitores interessados?

Datas – 13 e 20

horas – 16h00
Público em geral  

local – Biblioteca da Casa-Museu João de Deus







Ateliê de Leitura - Hora do conto




Oficina “ Arca de Contos “
“O Sapo e o Tesouro “, Max Velthuijs

Nesta oficina a criança pode ouvir, ler / contar e interagir num  conto previamente escolhido.
datas – 14, 21 e 28
horas – 10h30 – 15h30
Idades 3 / 12anos
local -  Ludoteca





Pátio de Leituras



Leituras animadas
“ Viajando no Ciberespaço “ – Marvel
Estimular o  gosto e conhecimento pela leitura e pela animação,
 despertando o sentido crítico sobre a banda desenhada, nas suas diversas vertentes.
datas –20 e 27
horas –  15h30
 Público  em geral  e Jovens utilizadores  da Metiateca
da Casa-Museu João de Deus
local - Mediateca





sAteliês culinário/literários




“Sopas com histórias”

Trabalhar o imaginário das Crianças fomentando o saber pela gastronomia
aliando-a à escrita e à ilustração
Parcerias com o Restaurante João de Deus e
com o Jardim-Escola João de Deus
data – 21
horas – 10h30
Público em geral e
Crianças dos 3 / 12anos
locais – Restaurante e Jardim-Escola João de Deus