segunda-feira

Actividades para o mês de Junho






( Clique nas imagens para aumentar )



De 1 a 30 de Junho 
Exposição
“O Castelo da Catarina”
pela jovem Catarina ,aluna da Escola EB 2,3 , Dr. Garcia Domingues

Dia 1 – pelas 17h00 – Inauguração da Exposição
Local – Sala Polivalente da Casa-Museu João de Deus



Dia 2 de Junho
“No ar com o Fabulário de João de Deus e outros Escritos”
Elaboração de papagaios de papel,
moinhos de vento e lançamento de balões

Horas – todo o dia
Parceria – Fábrica da Igreja de São Bartolomeu de Messines,
Quinta Pedagógica e Casa-Museu João de Deus
Lanche servido pela Quinta Pedagógica
Local – Adro da Igreja Matriz de S.B. De Messines



Dia 6 de Junho
Encontro de Escritores e apresentação de livros
de Maria do Sameiro Barroso e de Maria Teresa Dias Furtado,
com a presença das autoras
Horas – todo o dia



Dia 7 de Junho
Concerto “Natureza Cantada” por Dell'Aqua Trio
Horas – 21h00
Parceria – Fábrica da Igreja de São Bartolomeu de Messines,
Quinta Pedagógica e Casa-Museu João de Deus
Local – Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines



De 9 a 30 de Junho
Visita e Actividades na Quinta Pedagógica
envolvendo as Escolas
de São Marcos, Portela, Amorosa, S.B. De Messines,
Jardim-Escola João de Deus e Casa do Povo de S.B. De Messines



sábados à noite na Quinta Pedagógica
“Conversas com sabor a Terra”
( Preparação para a Bienal de Poesia de 2015 )

Dia 14 – poetas convidados – Luísa Monteiro, Pedro Afonso e Paulo Moreira
Dia 21 – poetas convidados – Maria Azenha e Samuel Pimenta
Dia 28 – poetas convidados – Gisela Ramos Rosa e João Rasteiro
Horas – 21h00



No passado dia 24 de Maio, em São Bartolomeu de Messines







Espectáculo de Poesia sobre a Liberdade, inserido no projecto CONTAMIN'art - 2014, revisitando, simbolicamente, tempos idos, de modo a que as nossas MEMÓRIAS COLECTIVAS NUNCA SE APAGUEM



LIBERT'arte - "Dizer Abril .Viver Poesia" ....... Alguns testemunhos fotográficos



























Alguns dos Poetas revisitados:
Sophia de Mello Breyner Andresen
Natália Correia
Miguel Torga
Maria do Carmo Caeiro
Manuel da Fonseca
David Mourão Ferreira
Joaquim Pessoa
Teodomiro Neto
António Gedeão
Manuel Alegre
António Afonso Bernardino
Jorge de Sena
José Carlos Ary dos Santos

e o Cronista
José Manuel dos Santos


( Uma parceria entre a Câmara Municipal de Silves/Casa-Museu João de Deus, Grupo de Teatro Penedo Grande, Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, e, Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines )



domingo

LIBERT'arte








No âmbito das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril , "Dizer Abril .Viver Poesia" é uma forma conjunta de ,através de imagens ,não permitir que as memórias se apaguem e fazer do 25 de Abril de 1974 uma vivência diária 



sexta-feira

"Natureza Cantada" ,pelas Dell'Aqua Trio





Dell'Aqua Trio




O Município de Silves, através da Casa-Museu João de Deus, numa parceria com  a Fábrica da Igreja de São Bartolomeu de Messines e a Associação Cultural Ideias do Levante, irá organizar um espectáculo intitulado "Natureza Cantada", que terá lugar no dia 7 de Junho de 2014, sábado, pelas 21h30, na Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines, reunindo um trio de artistas feminino ( Dell'Acqua Trio - www.dellacquatrio.info ), nomeadamente Carla Pontes ( Soprano, www.carlapontes.info ), Grace Borgan ( Flauta transversal ) e Cristiana Silva ( Piano ). 

As três talentosas artistas interpretarão obras de J. Benedict, C. Saint-Saëns, G. Fauré, B. Godard, L. Délibes, e C. Débussy.

Este espectáculo é recomendado para maiores de 6 anos e cada pauta solidária terá um custo de 4 ou 2 Euros, a reverter para a Fábrica da Igreja Matriz, e, deverá ser adquirida, a partir do dia 27 de Maio de 2014, na Casa-Museu João de Deus.

Quaisquer informações sobre o evento poderão ser fornecidas pela Casa-Museu João de Deus (Tel. +351 282 330 189), em São Bartolomeu de Messines, no seguinte horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira (excepto feriados), das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.

Esta iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de S. B. Messines (www.jf-messines.pt/).

Fotografias// Photos

Cristiana Silva, Grace Borgan, e Carla Pontes http://www.id3ias.com/temp/NC-CristianaGraceCarla-2013-A.jpg
Cristiana Silva, Carla Pontes, e Grace Borgan http://www.id3ias.com/temp/NC-CristianaCarlaGrace-2013-B.jpg
Carla Pontes | http://www.id3ias.com/temp/NC-CarlaPontes.jpg
Grace Borgan |
 http://www.id3ias.com/temp/NC-GraceBorgan.jpg
Cristiana Silva |
 http://www.id3ias.com/temp/NC-CristianaSilva.jpg


**************


The Casa-Museu João de Deus is presently promoting a female trio recital ( Dell'Aqua -www.dellacquatrio.info ), which will happen on June 7, in the Principal Church of S. B. Messines at 9:30pm. This event is a partnership between the association Ideias do Levante, the Municipality of Silves (via Casa-Museu João de Deus) and the Parish of S. B. Messines. We’re proud to present Carla Pontes (Soprano, www.carlapontes.info), Grace Borgan (Flute) and Cristiana Silva (Piano).

The three talented artists will interpret a repertoire which includes works by J. Benedict, C. Saint-Saëns, G. Fauré, B. Godard, L. Délibes, and C. Débussy.

The concert is recommended for adults and children over 6 y. o. and a donation (between 2 and 4 Euros) is required to help the local church.

More information about this event may be found at Casa-Museu João de Deus (S. B. Messines), or by phone (+351 282 330 189).
This initiative is supported by the Municipality of Silves ( www.cm-silves.pt ) and Freguesia de S. B. Messines ( www.jf-messines.pt ).



28 de Maio // 2 de Junho - Dia Internacional do Brincar e do Jogar









À semelhança do ano passado, a Ludoteca da Casa-Museu João de Deus promoverá, nos próximos dias 28 de Maio e 2 de Junho, duas sessões da rubrica «A brincar com o fabulário de João de Deus», compostas pela oficina «No ar com o Fabulário de João de Deus e outros Escritos», um flah-mob ,vários stop-motions e uma Exposição na Quinta Pedagógica de Silves


A iniciativa integrará o calendário das comemorações do Dia Internacional do Brincar / Jogar do Instituto de Apoio à Criança e destina-se a Crianças entre os 3 e os 12 anos.

As sessões do dia 28, marcadas para as 10:30 e 15:30 horas, irão centrar-se no «Fabulário de João de Deus», e assumir-se-ão como uma nova forma de brincar com o comum conto/ fábula, no qual a Criança colocará em prática as suas ludicidade e criatividade.

Ao longo do ano, as Crianças das nossas Escolinhas ,a partir dos animais das fábulas ,criaram e deram vida aos seus animais ,em plasticina e em pequenos textos ,que irão ser expostos em locais privilegiados da Quinta Pedagógica de Silves .
Serão também os personagens mágicos de vários stop-motions ,recriados a partir das fábulas.

Haverá oficinas de ilustração orientadas pelo ilustrador Flávio Pontes e um flash-mob com as Crianças mais pequeninas da Casa do Povo de S.B. de Messines e do Jardim Escola João de Deus ,cuja Orquestra Orff tocará duas pequenas peças que servirão de fundo musical ao referido flash-mob.

No dia 2 de Junho, também ,pelas 10:30 e 15:30 ,no adro da Igreja Matriz ,serão elaborados vários papagaios e moinhos de papel , e, lançados balões com algumas frases escritas por todas as Crianças ,pelo Senhor Prior Carlos Aquino ,nosso parceiro neste projecto ,pela Senhora Presidente da Câmara ,pela Vereadora da Cultura e pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de S.B. de Messines.

O Dia Internacional do Brincar / Jogar foi criado em 1999 na 8.ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio, por iniciativa do presidente da Internacional Toy Library Association (ITLA), e tem como objectivo lembrar que o brincar é uma fonte inesgotável de prazer, alegria e aprendizagem, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental, e para construir uma sociedade melhor.

Oportunamente ,iremos publicando fotografias e filmes destas actividades, aqui ,no blogue, e no facebook ,na página da Casa-Museu João de Deus e na página da QUINTOT'eca



LIBERT' arte









No próximo dia 24 de Maio ,na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, numa parceria entre a Casa-Museu João de Deus, a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, o Grupo de Teatro Penedo Grande e a Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, procuraremos, pelas 21h00, revisitar vários autores, "Dizendo Abril e Vivendo Poesia", numa forma conjunta de comemorarmos os 40 anos do 25 de Abril.
Apareça!