domingo

O papel da Casa Museu João de Deus

1. Casa Museu João de Deus
( Edifício Principal e Arco )

É evidente que os museus, quando concebidos dentro de uma filosofia museológica moderna, contribuem, realmente, para a conservação e o progresso da identidade cultural de um povo, não apenas pela memória e o testemunho do passado, mas, pelo respeito e estímulo à criatividade do presente que, com o passar dos anos, se tornará também uma memória. Neste sentido, os museus actuais, vivos e dinâmicos, devem desempenhar um papel mais representativo que os coloque – além de simples depositários de bens culturais – como responsáveis directos pela mentalização cultural da comunidade em que se inserem, ao suscitar, através de exposições permanentes ou temporárias e, ainda, de programações adequadas (cursos, palestras, encontros, seminários, etc.), uma presença e um interesse novos por parte das diversas camadas do público - pesquisadores, intelectuais, professores, estudantes e representantes da comunidade em geral, sem esquecer ou descuidar a atenção que merecem aqueles que os visitam – os turistas – procurando, ávidos, uma imagem viva da cultura, da história de um povo e/ou de uma região, de um modo diferente e pessoal de estar no mundo.
Assim, a criação da Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, terra natal do poeta e pedagogo, seu patrono, teve, como objectivo, conceber um espaço de cunho sócio-educativo-cultural, um pólo aglutinador e distribuidor de cultura, onde a comunidade se identificasse como elemento participativo de integração interactiva. Para tal, tornou-se necessário que o seu espaço físico, além de abrigar salas de exposições e demais espaços inerentes ao bom funcionamento da Casa Museu, fosse um pólo de integração sócio-cultural e lúdico, com vários sectores proporcionados às diferentes fases etárias dos seus Utentes, mormente, uma sala polivalente, uma ludoteca, uma mediateca e dois espaços museológicos, proporcionando à comunidade, cursos de várias modalidades, em ateliês específicos.
Tem como um dos seus mais óbvios objectivos, resgatar o passado, ressalvar o presente, com perspectivas de futuro! Desta forma, constitui-se como uma célula viva e dinâmica da vila que a envolve.
Foi mister, também, que a Casa Museu tivesse uma biblioteca cujo acervo, de natureza eclética, se direcciona para o interesse do público, tanto infanto-juvenil como adulto.
Alguns títulos que integram o acervo bibliográfico são legados ( doações ).
Em suma, a Casa Museu João de Deus funciona como uma "sala de visitas" da vila de São Bartolomeu de Messines e expôe, com orgulho, as memórias do seu patrono, João de Deus, integradas na história, na cultura e na evolução da sua Vila natal.

2. Casa Museu João de Deus
( Edifício Adjacente )

3. Casa Museu João de Deus
( Arco e Arquivo )
Fotografias do Acervo da Casa Museu João de Deus