quarta-feira

Actividades no mês de Junho de 2010

. Biblioteca


Todos os Dias
( a utilização de qualquer serviço da Bibilioteca exige a posse de Cartão de Utilizador a solicitar na própria Biblioteca )

Leitura de Presença
O Serviço de leitura de Presença oferece-lhe a possibilidade de consultar o acervo documental dentro das instalações.
Para consultar, presencialmente, os documentos de livre acesso não necessita de efectuar qualquer pedido de autorização, mas exige inscrição de serviço.
A consulta presencial de documentos "não livro" (CD's, DVD's, etc.) está condicionada à disponibilidade dos respectivos dispositivos de leitura.
A Biblioteca possui colecções de "Legados" de acesso condicionado, e "Reservados" que não se encontram em livre acesso. A consulta presencial destes documentos implica um prévio pedido de autorização.

Empréstimo Domiciliário
O Serviço de Empréstimo Domiciliário oferece-lhe a possibilidade de requisitar, temporariamente, documentos para consulta, fora das instalações da Biblioteca.
Todos os suportes (Livro, CD, DVD, etc.) são passíveis de empréstimo domiciliário, o que não acontece com as colecções de "Legados e Reservados".

Serviço de Referência
O Serviço de Referência oferece-lhe apoio na sua pesquisa de informação, quer esta exista na Biblioteca quer em outras entidades ou na Internet.
O Serviço de Referência pode ser prestado presencialmente, via telefone, fax ou correio electrónico.

Informação Bibliográfica
Este serviço procede à pesquisa e localização de textos e imagens em monografias, reprodução da documentação seleccionada, bem como elaboração de listagens bibliográficas.

De 21 a 30
das 10h30 às 13h00
"Feira do Livro Usado"

Esta feira, entre e dos Leitores da Casa Museu João de Deus, será, na sua maior parte, constituída por óptimos livros apenas com algumas ligeiras imperfeições ou já muito lidos pelos seus donos, e, pretende ser uma forma original de promover a leitura e a troca de conhecimentos a que nem a crise servirá de desculpa para não ler.
Visite-nos e encontre também livros fora do mercado, postais e outras surpresas.

. Ludoteca




Dia 1
Na Comemoração do Dia Mundial da Criança

"Vamos brincar às Revoluções........"
O panfleto das revolução - 5 de Outubro de 1910 e/ou 25 de Abril de 1974.

Concurso aberto a todos os Utentes da Ludoteca, ao Jardim de Infância, ao Jardim Escola João de Deus e às Escolas do 1º Ciclo de São Bartolomeu de Messines, em que as Crianças, ajudadas pelos Pais, pelas Professoras e Técnicas, executarão dois panfletos originais. Os melhores - escolhidos pelas próprias Crianças - serão expostos na Sala Polivalente da Casa Museu, publicados no blogue e no site oficial da Câmara Municipal.


Dias 7, 8 e 9
Prolongamento dos Ateliês a pena e china

Onde as Crianças, utilizando e reutilizando materiais feitos por elas, tomam contacto com a arte de desenhar com penas e a tinta da china
( seguindo algumas técnicas de desenho de João de Deus )

Todos os Dias
Pais e filhos a brincar e a aprender

Espaço aberto em que as Crianças a partir dos 3 anos, acompanhadas dos pais, podem brincar e aprender.


. Mediateca


Segundas, Quartas e Sextas- Feiras
das 15h30 às 16h30

Internet Júnior
a Mediateca da Casa Museu João de Deus disponibiliza Internet Júnior para um público
a partir dos 6 anos de idade, proporcionando conhecimentos básicos, no que respeita ao
uso das novas tecnologias.

Dias 4, 11, 17 e 24
às 15h30
Filmes contam estórias...*

"Filha da Mãe", de João Canijo
Este filme conta a história de maria, uma "filha da mãe" cómica, agressiva, cínica e sentimental. A sua mãe é Júlia, actriz insegura e mazinha que tem por amante ocasional Gigi, actor e toxicodependente, sempre sem dinheiro e com o coração dividido entre Júlia e Dalila, sua colega de palco.....

"Rosa de Alfama", de Henrique Campos
Conta a história de uma jovem orfã, Rosa, que foi recolhida por uma família de pescadores e criada pelo pai viúvo com os seus dois filhos, Renato e José. Mas, um dia, Renato, jovem inconsciente e fenfarrão, seduz Rosa e engravida-a, recusando-se a ssumir a responsabilidade dos seus actos.....

"Lá Fora", de Fernando Lopes
Laura Albuquerque é uma jornalista que se mudou recentemente para um condomínio de luxo. José Maria Cristiano é um corretor de bolsa que aí vive e que observa, obsessivamente, a sua nova vizinha através das câmaras de vigilância do prédio. José Maria e Laura são, sobretudo, dois seres irremediavelmente sós que, ao mesmo tempo, receiam amar e ser amados....

"Tarde Demais", de José Nascimento
Inspirado num caso verídico, o filme conta-nos a história de quatro pescadores que, depois do naufrágio da sua pequena embarcação no rio Tejo, tentam, desesperadamente, alacançar a margem. Após longas horas imersos em água gelada e sempre com a angustiante sensação de ter Lisboa à vista, o cansaço e o desespero vão-se apoderando dos seus corpos e pensamentos.....


*Ciclo de Cinema Português,
Sete décadas de grandes êxitos do Cinema nacional em DVD