terça-feira

Actividades no mês de Setembro de 2010


. Mediateca


Todas as segundas, quartas e sextas- Feiras
das 15h30 às 16h30

Internet Júnior


A Mediateca da Casa Museu João de Deus disponibiliza Internet Júnior para um público a partir dos 6 anos de idade, proporcionando conhecimentos básicos, no que respeita ao uso das novas tecnologias.


Dias 7, 17 e 24
às 15h30

Ciclo do Cinema Português*

Dia 7,
"A Vizinha do lado", de António Lopes Ribeiro


O professor de moral Plácido Mesquita vem a Lisboa visitar o seu sobrinho Eduardo para o resgatar de uma vida condenável de maus hábitos e encontra-o dividido entre a paixão pela sua vizinha do lado, a jovem Mariana, e a relação amorosa que mantém com Isabel Moreira, artista de variedades, arrojada e muito determinada...


Dia 17,
“Tráfico”, de João Botelho

Tudo começa quando uma família normal e friorenta é bafejada pela sorte.
Jesus, assim se chama o filho do casal, encontra um tesouro escondido e proibido: a riqueza da terra. No mesmo dia, dois padres decidem fechar as portas da sua igreja por falta de crentes e fazem um leilão de imagens dos seus queridos santos. E partem à aventura...


Dia 24,
“Recordações da Casa Amarela”, de João César Monteiro

Lisboa 1989: um pobre diabo de meia idade vive no quarto de uma pensão barata e familiar, na zona velha e ribeirinha da cidade. Atormentado pela doença, e por vicissitudes de ordem vária, o idiota, que se alimenta de Schubert e, quiçá, de uma vaga cinefilia como forma de resistência à miséria, é posto no olho da rua, após uma tentativa contra o pudor da filha da dona da pensão...


*Uma viagem ao mundo do cinema português...
...Sete décadas de grandes êxitos do cinema nacional







. Biblioteca




( Clique sobre a imagem para aumentar )



De 23 a 30
das 10h30 às 13h00; das 15h30 às 18h00
"Livros Passados de Mão em Mão"

Para que a crise não sirva de desculpa para não ler, venha à Casa Museu João de Deus e traga um livro que já leu. Em troca, leva um dos muitos que temos para intercâmbio. Esta é a nossa forma original de promover a leitura de bons livros e partilhar conhecimentos.



Dias 10 ,13 e 14
das 15h00 às 18h00


"Viagens pelos Livros .Com Imaginação" *

No próximo dia 10, os Jovens, em grupos de quatro, retirarão das estantes da Biblioteca um livro a gosto .Nesse mesmo dia ,lê-lo-ão em voz alta para os restantes Utentes.

No dia 13 – 2ª feira - as várias equipas reescreverão a obra seleccionada a que, inclusive, darão um novo título.

No último dia - 14 de Setembro – dramatização do “novo” livro.

*Pretende-se ,com esta actividade ,promover o livro como fonte inesgotável de prazer, conhecimento e criação


Todos os Dias

( a utilização de qualquer serviço da Bibilioteca exige a posse de Cartão de Utilizador a solicitar na própria Biblioteca )

Leitura de Presença
O Serviço de leitura de Presença oferece-lhe a possibilidade de consultar o acervo documental dentro das instalações.
Para consultar, presencialmente, os documentos de livre acesso não necessita de efectuar qualquer pedido de autorização, mas exige inscrição de serviço.
A consulta presencial de documentos "não livro" (CD's, DVD's, etc.) está condicionada à disponibilidade dos respectivos dispositivos de leitura.
A Biblioteca possui colecções de "Legados" de acesso condicionado, e "Reservados" que não se encontram em livre acesso. A consulta presencial destes documentos implica um prévio pedido de autorização.

Empréstimo Domiciliário
O Serviço de Empréstimo Domiciliário oferece-lhe a possibilidade de requisitar, temporariamente, documentos para consulta, fora das instalações da Biblioteca.
Todos os suportes (Livro, CD, DVD, etc.) são passíveis de empréstimo domiciliário, o que não acontece com as colecções de "Legados e Reservados".

Serviço de Referência
O Serviço de Referência oferece-lhe apoio na sua pesquisa de informação, quer esta exista na Biblioteca quer em outras entidades ou na Internet.
O Serviço de Referência pode ser prestado presencialmente, via telefone, fax ou correio electrónico.

Informação Bibliográfica
Este serviço procede à pesquisa e localização de textos e imagens em monografias, reprodução da documentação seleccionada, bem como elaboração de listagens bibliográficas.





. Ludoteca




Dias 8, 15 e 22

Jogo - "À Descoberta....da Vila de São Bartolomeu de Messines"

Nestes dias, as Crianças ,através de um jogo lúdico/pedagógico, descobrirão as várias ruas, praças, jardins, igrejas, capelas e locais de destaque da Vila, a fim de, em conjunto com as Técnicas da Casa Museu João de Deus, elaborarem um pequeno circuito turístico e informativo de São Bartolomeu de Messines

Todos os Dias

Pais e filhos a brincar e a aprender
Espaço aberto em que as Crianças a partir dos 3 anos, acompanhadas dos pais, podem brincar e aprender





**********
***


Informações

Casa Museu João de Deus
Rua Dr. Francisco Neto Cabrita, nº 1
8375 São Bartolomeu de Messines
Tel. e Fax. 282330189
email- casamuseu.joaodeus@cm-silves.pt



Horário de Funcionamento
( de segundas a sextas feiras )
Período de Manhã:
10h00 às 13h00
Período da Tarde:
14h30 às 18h30



( Todas as visitas realizadas por Escolas, Infantários ou Grupos de mais de 10 Crianças e/ou Adultos deverão ser, previamente, marcadas )