segunda-feira

Actividades no mês de Dezembro de 2010

.Sala de Exposições Permanentes





De 13 a 20
das 10h30 às 13h00; das 15h30 às 18h00
"Livros Passados de Mão em Mão"

Para que a crise não sirva de desculpa para não ler, venha à Casa Museu João de Deus e traga um livro que já leu. Em troca, leva um dos muitos que temos para intercâmbio. Esta é a nossa forma original de promover a leitura de bons livros e partilhar conhecimentos.




.Biblioteca



Dias 7, 14 e 21
das 15h30 às 18h00


"RE(S)PÚBLICA"

( ateliês de promoção da leitura,
baseados na Exposição "Letras e Cores, Ideias e Autores" )

Os Republicanos

Dia 7
Leitura, selecção e recolha de textos sobre o assassinato no Terreiro do Paço, de D. Carlos e do Infante Dom Luís Filipe, a proclamação da República em 1910, a Criação da União Portuguesa de Futebol, actual Liga de Futebol, em 1914, a devastadora gripe espanhola, o assassinato de Sidónio Pais, no Rossio, em 1918, as actividades da PIDE e as obras públicas do período salazarista, a euforia nas ruas no 25 de Abril e a Expo de 1998....


Dia 14
Primeiros exercícios de dramatização.....


No dia 21
Através dos olhos de dois miúdos muito observadores, "Vitória" e "Zé do Povo", assim conhecidos pelos amigos, nascidos no dia 1 de Janeiro de 1900, no bairro da Graça, em Lisboa, vemos o desenrolar de eventos, ano após ano, nas ruas de Lisboa - o regicídio, a proclamação da república, a criação da actual Liga de Futebol, o flagelo da gripe espanhola, o assassinato de Sidónio Pais, a PIDE e o salazarismo, o 25 de Abril.....
Com o passar do tempo a República amadurece e Vitória e Zé Povinho também... Finalmente, com a idade de 110 anos, os dois reflectem acerca das principais grandes mudanças a que assistiram durante as suas longas vidas.





Todos os Dias

( a utilização de qualquer serviço da Bibilioteca exige a posse de Cartão de Utilizador a solicitar na própria Biblioteca )

Leitura de Presença
O Serviço de leitura de Presença oferece-lhe a possibilidade de consultar o acervo documental dentro das instalações.
Para consultar, presencialmente, os documentos de livre acesso não necessita de efectuar qualquer pedido de autorização, mas exige inscrição de serviço.
A consulta presencial de documentos "não livro" (CD's, DVD's, etc.) está condicionada à disponibilidade dos respectivos dispositivos de leitura.
A Biblioteca possui colecções de "Legados" de acesso condicionado, e "Reservados" que não se encontram em livre acesso. A consulta presencial destes documentos implica um prévio pedido de autorização.

Empréstimo Domiciliário
O Serviço de Empréstimo Domiciliário oferece-lhe a possibilidade de requisitar, temporariamente, documentos para consulta, fora das instalações da Biblioteca.
Todos os suportes (Livro, CD, DVD, etc.) são passíveis de empréstimo domiciliário, o que não acontece com as colecções de "Legados e Reservados".

Serviço de Referência
O Serviço de Referência oferece-lhe apoio na sua pesquisa de informação, quer esta exista na Biblioteca quer em outras entidades ou na Internet.
O Serviço de Referência pode ser prestado presencialmente, via telefone, fax ou correio electrónico.

Informação Bibliográfica
Este serviço procede à pesquisa e localização de textos e imagens em monografias, reprodução da documentação seleccionada, bem como elaboração de listagens bibliográficas.




. Ludoteca



Dias 2, 9 e 16
Conclusão do Jogo
"À Descoberta....da Vila de São Bartolomeu de Messines"

As Crianças ,através de um jogo lúdico/pedagógico e como conclusão de um trabalho que têm vindo a realizar nos últimos quatro meses, continuarão a descobrir as zonas mais características da vila, a fim de elaborarem um pequeno circuito informativo de São Bartolomeu de Messines

( em parceria com o Jardim-Escola João de Deus )






Todos os Dias
Pais e filhos a brincar e a aprender

Espaço aberto em que as Crianças a partir dos 3 anos, acompanhadas dos pais, podem brincar e aprender


.Mediateca



Segundas, Quartas e Sextas- Feiras
das 15h30 às 16h30

Internet Júnior
a Mediateca da Casa Museu João de Deus disponibiliza Internet Júnior para um público a partir dos 6 anos de idade, proporcionando conhecimentos básicos, no que respeita ao uso das novas tecnologias.


Dias 6, 13 e 20
às 15h30


Ciclo
3 Filmes &
3 Autores
( M/12 anos )



Dia 6,
"Below, Maldição Submersa", David Timohy

Durante a II Guerra Mundial, no silêncio escuro do mar, o submarino americano USS Tiger Shark patrulha o Atlântico em busca de submarinos alemães. Já de regresso ao porto de Connecticut, após uma missão perigosa e cansativa ,a tripulação recebe ordens para salvar os sobreviventes de um navio hospitalar britânico. Para horror dos marinheiros, entre os náufragos, está uma enfermeira e logo recordam a velha crença que diz que mulheres a bordo de submarinos dá azar...

Dia 13,
“Ela, Eu & o Outro”, Bob Farrelly e Peter Farrelly

Charlie Baileygates está na polícia de Rhode Island. É um homem calmo, trabalhador, muito prestável e um pai extremoso. Infelizmente, Charlie é esquizofrénico e quando se esquece de tomar os seus remédios, Hank, o alter-ego agressivo de Charlie toma o controlo. Charlie e Hank não têm nada em comum, excepto Irene Waters, uma bela mulher em fuga, por quem ambos se apaixonam. Agora Hank e Charlie têm de combater um contra o outro pela mulher que amam...


Dia 20,
“Estranhas Experiências”, Clare Peploe

Passado na década de 50, o filme conta a história de uma jovem que pensa ter profundos conhecimentos sobre magia. Quando, porém, um truque de bastidores termina em homicídio, Myra Shumway encena um perfeitíssimo passo mágico e foge para o México. Seguida por Alex, repórter, parte em busca do lendário elixir azul, que possui propriedades verdadeiramente mágicas. Com o noivo rejeitado no seu encalço, Myra e Alex unem esforços, num filme cheio de surpreendentes e divertidas artimanhas...