terça-feira

Actividades no mês de julho de 2011

 .Sala Polivalente





Sobr'Arte
23 de julho
19h00
Inauguração
da
Exposição de Escultura e Pintura
Academia Europeia das Artes

de 23 de julho a 30 de agosto


. Biblioteca e Pátios




De 25 a 30 de julho......
"Vamos começar a Ler Juntos"

A Casa Museu João de Deus, o Jardim Escola João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, e, a Biblioteca da Escola EB 2/3, Dr. Garcia Domingues, em Silves, a pensar em si, iniciam, a partir deste mês, um intercâmbio de livros, revistas, CDs ou DVs.Traga um, dois, ou os exemplares que quiser...Em troca, escolha e leve os que há, em qualquer um destes três equipamentos, para intercâmbio. Esta é a nossa forma de superar a crise, promover a leitura e partilhar conhecimentos e amizades.
( sequência da actividade "Livros de Mão em Mão", levada a efeito pela Casa Museu João de Deus, ao longo do ano de 2010 )


Dias 6, 13, 20 e 27 de julho
15h30
"Os Jardins da Poesia e dos Afectos"
( tratamento das flores//poemas )
local – Pátio Exterior da Casa Museu João de Deus



Dia 8
das 15h00 às 16h30
"Uma flor/um poema"
Rimas com plantas
Vamos observar o crescimento das nossas flores//poemas e aproveitar o tempo para uma
oficina de práticas de escrita
local – Biblioteca da Casa Museu João de Deus



Dias 15 e 22
das 15h00 às 16h30
"Dentro dos poemas"
Olhares sobre...
Para além das actividades previstas no âmbito da oficina de práticas de escrita, os Utentes da Biblioteca da Casa Museu João de Deus serão desafiados a apresentar perspectivas singulares sobre alguns temas e obras por eles escolhidos, no âmbito da poesia
local – Biblioteca da Casa Museu João de Deus


Dia 29
das 15h00 às 16h30
"Contos comentados - I"
Oficinas de iniciação
Morre-se muito no conto popular? E quem e porque motivo morre? Quem mata e como se morre?
Procuraremos responder a estas e outras perguntas, dialogando com contos poupulares de vários lugares do mundo, assim como procuraremos ver como esta tradição é tratada nalguns Poetas portugueses
local – Biblioteca da Casa Museu João de Deus




Todos os Dias
( a utilização de qualquer serviço da Bibilioteca exige a posse de Cartão de Utilizador a solicitar na própria Biblioteca )

Leitura de Presença
O Serviço de leitura de Presença oferece-lhe a possibilidade de consultar o acervo documental dentro das instalações.
Para consultar, presencialmente, os documentos de livre acesso não necessita de efectuar qualquer pedido de autorização, mas exige inscrição de serviço.
A consulta presencial de documentos "não livro" (CD's, DVD's, etc.) está condicionada à disponibilidade dos respectivos dispositivos de leitura.
A Biblioteca possui colecções de "Legados" de acesso condicionado, e "Reservados" que não se encontram em livre acesso. A consulta presencial destes documentos implica um prévio pedido de autorização.

Empréstimo Domiciliário
O Serviço de Empréstimo Domiciliário oferece-lhe a possibilidade de requisitar, temporariamente, documentos para consulta, fora das instalações da Biblioteca.
Todos os suportes (Livro, CD, DVD, etc.) são passíveis de empréstimo domiciliário, o que não acontece com as colecções de "Legados e Reservados".

Serviço de Referência
O Serviço de Referência oferece-lhe apoio na sua pesquisa de informação, quer esta exista na Biblioteca quer em outras entidades ou na Internet.
O Serviço de Referência pode ser prestado presencialmente, via telefone, fax ou correio electrónico.

Informação Bibliográfica
Este serviço procede à pesquisa e localização de textos e imagens em monografias, reprodução da documentação seleccionada, bem como elaboração de listagens bibliográficas.

. Mediateca



Todos os dias da semana
das 15h30 às 18h30
Internet Júnior

a Mediateca da Casa Museu João de Deus disponibiliza Internet Júnior para um público
a partir dos 6 anos de idade, proporcionando conhecimentos básicos, no que respeita ao
uso das novas tecnologias.



dias 4, 11, 18 e 25 de julho de 2011
às 15h30
Ciclo
“Os Melhores Filmes de Sempre”
( M/12 anos )


Dia 4 de julho,
"Os Condenados de Shawshank", de Frank Darabont
(adaptação de um romance de Stephen King )

Tim Robbins e Morgan Freeman formam uma dupla de peso numa prisão de alta segurança que reúne os maiores delinquentes dos Estados Unidos. O primeiro era, aparentemente, o "parvo" que estaria sujeito a todas as investidas dos principais grupos de presos... Entre silêncios e sussurros, gritos e situações de horror, a vivência desta comunidade de presos é tratada de uma forma sensível e com toques de humor, transformando este filme numa das maiores surpresas cinematográficas de sempre...

Dia 11 de julho
“A Máscara”, de Chuck Russel
Stanley Ipkiss é uma perfeita nulidade. Sem conseguir qualquer êxito profissional ou amoroso, a coisa mais excitante da sua vida é o seu pijama! Até que, uma noite, Stanley encontra uma máscara antiga e estranha. É, então, que o insólito acontece: ao colocar a máscara, esta funde-se com a sua cara, transformando-o num indestrutível super-herói de cara verde
"A Máscara" é um filme que ultrapassa os limites da imaginação...


Dia 18 de julho
“Austin Powers em Membro Dourado”, de Jay Roach
Unindo forças com o super-extravagante Goldmember, o Dr. Evil rapata o pai de Austin, o famoso espião Nigel Powers, para uma ignóbil viagem pelo tempo, com o objectivo de se apoderarem do mundo. Antes que se diga "agita a tua energia", Austin viaja até ao ano de 1975 e forma dupla com a sensual Foxxy Ceópatra para derrubar o maquiavélico plano do Dr. Evil e de Goldmember:
Muitas surpresas vão acontecer...

Dia 25 de julho,
“Se7en”, de David Fincher
Brad Pitt e Morgan Freeman protagonizam, neste filme, o papel de dois detectives de homicídios que têm por missão resolver um puzzle de crimes baseados nos 7 pecados mortais - gula, luxúria, ganância, preguiça, vaidade, inveja e ira.
O realizador David Fincher fez de "Se7en" um poderoso e inesquecível filme que revela as profundezas da mente perturbada de um serial killer....

. Ludoteca



Todos os dias
. Pais e Filhos a brincar e a aprender
"A arte do Faz de Conta"
Espaço aberto em que as Crianças a partir dos 3 anos,
acompanhadas dos pais, podem brincar e aprender