sexta-feira

28 de Maio // 2 de Junho - Dia Internacional do Brincar e do Jogar









À semelhança do ano passado, a Ludoteca da Casa-Museu João de Deus promoverá, nos próximos dias 28 de Maio e 2 de Junho, duas sessões da rubrica «A brincar com o fabulário de João de Deus», compostas pela oficina «No ar com o Fabulário de João de Deus e outros Escritos», um flah-mob ,vários stop-motions e uma Exposição na Quinta Pedagógica de Silves


A iniciativa integrará o calendário das comemorações do Dia Internacional do Brincar / Jogar do Instituto de Apoio à Criança e destina-se a Crianças entre os 3 e os 12 anos.

As sessões do dia 28, marcadas para as 10:30 e 15:30 horas, irão centrar-se no «Fabulário de João de Deus», e assumir-se-ão como uma nova forma de brincar com o comum conto/ fábula, no qual a Criança colocará em prática as suas ludicidade e criatividade.

Ao longo do ano, as Crianças das nossas Escolinhas ,a partir dos animais das fábulas ,criaram e deram vida aos seus animais ,em plasticina e em pequenos textos ,que irão ser expostos em locais privilegiados da Quinta Pedagógica de Silves .
Serão também os personagens mágicos de vários stop-motions ,recriados a partir das fábulas.

Haverá oficinas de ilustração orientadas pelo ilustrador Flávio Pontes e um flash-mob com as Crianças mais pequeninas da Casa do Povo de S.B. de Messines e do Jardim Escola João de Deus ,cuja Orquestra Orff tocará duas pequenas peças que servirão de fundo musical ao referido flash-mob.

No dia 2 de Junho, também ,pelas 10:30 e 15:30 ,no adro da Igreja Matriz ,serão elaborados vários papagaios e moinhos de papel , e, lançados balões com algumas frases escritas por todas as Crianças ,pelo Senhor Prior Carlos Aquino ,nosso parceiro neste projecto ,pela Senhora Presidente da Câmara ,pela Vereadora da Cultura e pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de S.B. de Messines.

O Dia Internacional do Brincar / Jogar foi criado em 1999 na 8.ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio, por iniciativa do presidente da Internacional Toy Library Association (ITLA), e tem como objectivo lembrar que o brincar é uma fonte inesgotável de prazer, alegria e aprendizagem, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental, e para construir uma sociedade melhor.

Oportunamente ,iremos publicando fotografias e filmes destas actividades, aqui ,no blogue, e no facebook ,na página da Casa-Museu João de Deus e na página da QUINTOT'eca