segunda-feira

Actividades no mês de fevereiro de 2011


. Biblioteca




De 21 a 28 de fevereiro de 2011
das 10h30 às 13h00; das 15h30 às 18h00
"Livros Passados de Mão em Mão"

Face ao acolhimento desta iniciativa que já se tornou um salutar hábito, a Casa Museu João de Deus resolveu prolongá-la enquanto os nossos Utilizadores assim o entenderem. Venha à Casa Museu João de Deus e traga um livro, uma revista, um CD ou DVD. Em troca, leve um dos muitos que temos para intercâmbio. Esta é a nossa forma de promover a leitura e partilhar conhecimentos.



Dia 2
das 10h30 às 12h30
"Livros à solta"


Dinamização de contos/histórias tradicionais
Principais objectivos - proporcionar momentos lúdicos e de prazer na audição de contos e histórias tradicionais e de autor através de diferentes suportes: livro e oralidade; vivenciar a biblioteca como um espaço de histórias vivas, onde estas se "escondem" dentro de livros "à espera de saltarem cá para fora"; oferecer um espaço de convívio onde o prazer de ouvir uma história se torna numa partilha universal sem idade


Dia 3 e 4
das 15h30 às 17h00
Oficina de Desenho/Ilustração
"Que peixe é este?"

......."Imagina uma cabeça de golfinho; um corpo de raia e uma barbatana de tubarão"......

Depois de observarem um sem fim de espécies de peixes de todos os tamanhos e feitios, os Utentes da Biblioteca da Casa Museu João de Deus são convidados a criar novas espécies de peixes, directamente saídas das suas imaginações


Todos os Dias
( a utilização de qualquer serviço da Bibilioteca exige a posse de Cartão de Utilizador a solicitar na própria Biblioteca )

Leitura de Presença
O Serviço de leitura de Presença oferece-lhe a possibilidade de consultar o acervo documental dentro das instalações.
Para consultar, presencialmente, os documentos de livre acesso não necessita de efectuar qualquer pedido de autorização, mas exige inscrição de serviço.
A consulta presencial de documentos "não livro" (CD's, DVD's, etc.) está condicionada à disponibilidade dos respectivos dispositivos de leitura.
A Biblioteca possui colecções de "Legados" de acesso condicionado, e "Reservados" que não se encontram em livre acesso. A consulta presencial destes documentos implica um prévio pedido de autorização.

Empréstimo Domiciliário
O Serviço de Empréstimo Domiciliário oferece-lhe a possibilidade de requisitar, temporariamente, documentos para consulta, fora das instalações da Biblioteca.
Todos os suportes (Livro, CD, DVD, etc.) são passíveis de empréstimo domiciliário, o que não acontece com as colecções de "Legados e Reservados".

Serviço de Referência
O Serviço de Referência oferece-lhe apoio na sua pesquisa de informação, quer esta exista na Biblioteca quer em outras entidades ou na Internet.
O Serviço de Referência pode ser prestado presencialmente, via telefone, fax ou correio electrónico.

Informação Bibliográfica
Este serviço procede à pesquisa e localização de textos e imagens em monografias, reprodução da documentação seleccionada, bem como elaboração de listagens bibliográficas.


. Mediateca


Todos os dias da semana
das 15h30 às 18h30

. Internet Júnior
a Mediateca da Casa Museu João de Deus disponibiliza Internet Júnior para um público
a partir dos 6 anos de idade, proporcionando conhecimentos básicos, no que respeita ao
uso das novas tecnologias.


dias 9, 16 e 23 de fevereiro de 2011
às 15h30

Ciclo
3 Filmes &
3 Autores
( M/12 anos )



Dia 9 de fevereiro,
"3 Homens e 3 Bebés", Eddie Griffin

Lonnie, G e Dominic são três amigos de infância e solteirões lá do bairro que, depois de uma vida a divertir-se à grande, despertam para a realidade quando as respectivas namoradas aparecem grávidas ao mesmo tempo. As suas vidas viram-se de cabeça para baixo quando embarcam nesta aventura de papás. Eles que sempre levaram a vida na brincadeira e ainda não atingiram a maturidade necessária para tamanha tarefa, terão que arranjar forma de cuidar dos bebés, aprendendo ao mesmo tempo sobre eles, sobre o amor e sobre a maravilhosa dádiva de serem pais...



Dia 16 de fevereiro,
“Invencíveis”, Jafery Levy


O guerreiro místico e professor OS reúne quatro humanos escolhidos para acabarem com o exército dos terríveis "Anjos Negros". Estes perigosos "Anjos", encabeçados por Slate encontram-se na terra desde o princípio dos tempos e pretendem destruir o planeta como única forma de se libertarem da condição de prisioneiros do mundo em que vivem...



Dia 23 de fevereiro,
“Tora!Tora!Tora!”, Richard Fleisher; Toshio Masuda; kinji Fukasaku

Tora!Tora!Tora! é o sinal japonês para atacar e este filme recria meticulosamente o ataque a Pearl Harbor e os eventos que o antecederam. As cenas iniciais mostram o contraste entre as posições americana e japonesa.
É a mais fascinante recriação do dia mais negro da América....



. Ludoteca



Todos os dias
. Pais e Filhos a brincar e a aprender

Espaço aberto em que as Crianças a partir dos 3 anos,
acompanhadas dos pais, podem brincar e aprender