terça-feira

Actividades no mês de março de 2011


. Sala Polivalente e Pátios


Comemorações do Aniversário de João de Deus

de 1 a 4 de março
O Carnaval
Elaboração de máscaras de Carnaval


21 de março

15h30
"Os Jardins da Poesia e dos Afectos"
( escolha de poemas e plantação das primeiras flores//poemas )
Em parceria com o Jardim-Escola João de Deus
e
Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines



. Biblioteca


De 24 a 31 de março de 2011
das 10h30 às 13h00; das 15h30 às 18h00
"Livros Passados de Mão em Mão"

Face ao acolhimento desta iniciativa que já se tornou um salutar hábito, a Casa Museu João de Deus resolveu prolongá-la enquanto os nossos Utilizadores assim o entenderem. Venha à Casa Museu João de Deus e traga um livro, uma revista, um CD ou DVD. Em troca, leve um dos muitos que temos para intercâmbio. Esta é a nossa forma de promover a leitura e partilhar conhecimentos.

Dias 9, 10 e 11
das 10h30 às 12h30
"da mão à terra"


Selecção de poemas
Principais objectivos - proporcionar momentos lúdicos e de prazer na escolha dos poemas que irão integrar o "Jardim da Poesia "; vivenciar a biblioteca como um espaço de encontro com a poesia e onde esta se "esconde" dentro de livros, "à espera de saltar cá para fora", a fim de ser plantada e cuidada durante um ano.....



Dia 16
das 15h30 às 17h00
"jardineiros de palmo e meio"

Plantação em vasos dos poemas previamente escolhidos


Todos os Dias
( a utilização de qualquer serviço da Bibilioteca exige a posse de Cartão de Utilizador a solicitar na própria Biblioteca )

Leitura de Presença
O Serviço de leitura de Presença oferece-lhe a possibilidade de consultar o acervo documental dentro das instalações.
Para consultar, presencialmente, os documentos de livre acesso não necessita de efectuar qualquer pedido de autorização, mas exige inscrição de serviço.
A consulta presencial de documentos "não livro" (CD's, DVD's, etc.) está condicionada à disponibilidade dos respectivos dispositivos de leitura.
A Biblioteca possui colecções de "Legados" de acesso condicionado, e "Reservados" que não se encontram em livre acesso. A consulta presencial destes documentos implica um prévio pedido de autorização.

Empréstimo Domiciliário
O Serviço de Empréstimo Domiciliário oferece-lhe a possibilidade de requisitar, temporariamente, documentos para consulta, fora das instalações da Biblioteca.
Todos os suportes (Livro, CD, DVD, etc.) são passíveis de empréstimo domiciliário, o que não acontece com as colecções de "Legados e Reservados".

Serviço de Referência
O Serviço de Referência oferece-lhe apoio na sua pesquisa de informação, quer esta exista na Biblioteca quer em outras entidades ou na Internet.
O Serviço de Referência pode ser prestado presencialmente, via telefone, fax ou correio electrónico.

Informação Bibliográfica
Este serviço procede à pesquisa e localização de textos e imagens em monografias, reprodução da documentação seleccionada, bem como elaboração de listagens bibliográficas.


. Mediateca



Todos os dias da semana
das 15h30 às 18h30

. Internet Júnior
a Mediateca da Casa Museu João de Deus disponibiliza Internet Júnior para um público
a partir dos 6 anos de idade, proporcionando conhecimentos básicos, no que respeita ao
uso das novas tecnologias.


dias 17, 24 e 31 de março de 2011
às 15h30



Ciclo
3 Filmes &
3 Autores
( M/12 anos )



Dia 17 de março,
"Os Lobos de Wall Street", David Decoteau

Sejam bem vindos ao mundo dos irmãos Wolfe, uma corretora de topo da Bolsa de Nova Iorque. Aqui, jovens na casa dos vinte anos dão tudo para ganhar dinheiro ,manipulando compradores e vendedores com os seus instintos letais. Sedentos de poder, não têm qualquer vergonha em exibir o seu mote:" a ganância é boa!". Quando o recém graduado Jeff Allen chega à cidade, o difícil mercado de trabalho parece acabar de vez com os seus sonhos de se tornar um grande corretor. Mas, uma jovem empregada de um bar, Amanda, ajuda Jeff e o sonho deste está prestes a realizar-se. Fama e dinheiro. Tudo está à sua disposição. Mas quando começa a andar com Amanda, descobre que esta tem um passado secreto com a firma e que os irmãos Wolfe têm um terrível segredo a esconder...


Dia 24 de fevereiro,
“O Jogo”, David Fincher


Nicholas Van Ortor ( Michael Douglas ) é um multimilionário só. A sua vida era organizada e luxuosamente perfeita. Ele tinha TUDO. Mas esse TUDO vai alterar-se. Conrad ( Sean Penn ), o seu irmão, oferece-lhe ,no dia de aniversário, um presente inesperado que vai ter consequências devastadoras(!): o número de telefone da empresa CRS - Consumer Recreation Services. No fundo, trata-se de participar num jogo cuja única regra é não ter regras e cujo preço de perder... pode ser a própria vida...

Dia 31 de fevereiro,
“Um Chá no Deserto”, Bernardo Bertolucci

Port Moresby e a sua mulher chegam de barco a vapor ao norte de África, em 1947. Casados há dez anos, são incapazes de viver juntos, apesar do amor que sentem um pelo outro, e vieram para o deserto africano à procura de harmonia e inspiração. Subtilmente, surge ,nesta viagem, um sentimento de desespero e perda. A fascinante paisagem serve de cenário às tentativas que ambos realizam para se aproximarem, com um crescente isolamento emocional....


. Ludoteca


Todos os dias
. Pais e Filhos a brincar e a aprender

Espaço aberto em que as Crianças a partir dos 3 anos,
acompanhadas dos pais, podem brincar e aprender