quinta-feira

Actividades no mês de setembro de 2011

.Sala Polivalente





de 17 a 30 de setembro
Exposição de Fotografias
Augusto Pires Martins – "Olhares com Memória"
inauguração
dia 17 às 17h00
integrada na Festa das Tradições*
( Em parceria com várias Entidades da vila de S. Bartolomeu de Messines )
*excepcionalmente a Casa Museu estará aberta no sábado ( dia 17 ) das 17h00 às 20h00
e no domingo ( dia 18 ) das 16h30 às 20h00



. Biblioteca



Dia 5
15h30
Comemorações do Dia do Município
"Os Jardins da Poesia e dos Afectos"
( colocação de excertos ou poemas ,previamente, seleccionados e tratados
nos vários vasos e canteiros da Casa Museu João de Deus )

local – Recepção, Pátios e Varandas




Dias 7, 12, 14, 19, 21 e 28
das 15h00 às 16h30
"Empresto-te um Verso"

Os Jardineiros/Poetas da Biblioteca da Casa Museu João de Deus
elaborarão um Poema //Herbário a partir das diversas
espécies de plantas existentes na Casa Museu

local – Biblioteca da Casa Museu João de Deus





De 26 a 30 de setembro
"Vamos Começar a Ler Juntos"
A Casa Museu João de Deus, o Jardim Escola João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, e, a Biblioteca da Escola EB 2/3, Dr. Garcia Domingues, em Silves, a pensar em si, estabeleceram um intercâmbio de livros, revistas, Cds e Dvs. Traga um, dois, ou os exemplares que quiser...Em troca, escolha e leve os que há, em qualquer um destes três equipamentos, para intercâmbio. Esta é a nossa forma de superar a crise, promover a leitura e partilhar conhecimentos e amizades.


Todos os Dias
( a utilização de qualquer serviço da Bibilioteca exige a posse de Cartão de Utilizador a solicitar na própria Biblioteca )

Leitura de Presença
O Serviço de leitura de Presença oferece-lhe a possibilidade de consultar o acervo documental dentro das instalações.
Para consultar, presencialmente, os documentos de livre acesso não necessita de efectuar qualquer pedido de autorização, mas exige inscrição de serviço.
A consulta presencial de documentos "não livro" (CD's, DVD's, etc.) está condicionada à disponibilidade dos respectivos dispositivos de leitura.
A Biblioteca possui colecções de "Legados" de acesso condicionado, e "Reservados" que não se encontram em livre acesso. A consulta presencial destes documentos implica um prévio pedido de autorização.

Empréstimo Domiciliário
O Serviço de Empréstimo Domiciliário oferece-lhe a possibilidade de requisitar, temporariamente, documentos para consulta, fora das instalações da Biblioteca.
Todos os suportes (Livro, CD, DVD, etc.) são passíveis de empréstimo domiciliário, o que não acontece com as colecções de "Legados e Reservados".

Serviço de Referência
O Serviço de Referência oferece-lhe apoio na sua pesquisa de informação, quer esta exista na Biblioteca quer em outras entidades ou na Internet.
O Serviço de Referência pode ser prestado presencialmente, via telefone, fax ou correio electrónico.

Informação Bibliográfica
Este serviço procede à pesquisa e localização de textos e imagens em monografias, reprodução da documentação seleccionada, bem como elaboração de listagens bibliográficas.


. Mediateca





Todos os dias da semana
das 15h30 às 18h30
Internet Júnior

A Mediateca da Casa Museu João de Deus disponibiliza Internet Júnior para um público a partir dos 6 anos de idade, proporcionando conhecimentos básicos, no que respeita ao uso das novas tecnologias



dias 2, 16 e 30 de setembro de 2011
às 15h30
Ciclo
“Os Melhores Filmes de Sempre”
( M/12 anos )


Dia 2 de setembro,
“Shine- Simplesmente genial", de Scott Hicks

Numas noite de inverno, David entra num bar .Embora excêntrico, é um excelente pianista e desperta desde logo a simpatia e atenção de todos. A sua vida foi caracterizada pelo domínio avassalador do pai, que, apesar do seu excessivo proteccionismo, pretende fazer dele um grande pianista. Desafiando a sua autoridade, aceita um convite para estudar em Londres e, não obstante a sua genialidade, tem bastantes dificuldades de adaptação que transformam a sua vida num caos. Entre o estudo da música e a busca de um rumo claro, sofre um colapso, que o obriga a regressar ao seu país, passando a viver num hospício. Uma nova amizade surge e muda, definitivamente, o rumo dos acontecimentos...



Dia 16 de setembro,
“Evita”, de Alan Parker

“Evita” é o retrato de uma das mulheres mais carismáticas da América do Sul, Eva Péron. Em 1952, morre Maria Eva Duarte de Péron e com ela esvazia-se a esperança dos argentinos numa vida melhor. A morte da mais importante mulher argentina, que teve uma ascensão meteórica e pouco tempo para pôr as suas ideias em prática, criou uma angústia e saudade ainda hoje lembradas. O mito da “santa” Eva Péron não parou de crescer, mas quando tudo indicava que iria tornar-se Vice Presidente da Argentina é-lhe diagnosticado um cancro e com ele morreram as esperanças de um povo...


Dia 30 de setembro,
“Doidos à Solta”, de Troy Miller

É um momento histórico de estupidez quando Harry e Lloyd esbarram ,pela primeira vez, na escola. Como ambos gostam de armar confusões, inconscientemente, caem nas garras de um corrupto informático e da sua namorada que querem transformá-los nos primeiros estudantes com falsas “necessidades especiais”, para conseguirem angariar o dinheiro das suas bolsas de estudo, o que vai despertar a atenção de uma jornalista que suspeita que existe algo de errado com os estudantes....




. Ludoteca





Todos os dias
. Pais e Filhos a brincar e a aprender
"A arte do Faz de Conta"

Espaço aberto em que as Crianças a partir dos 3 anos,
acompanhadas dos pais, podem brincar e aprender