domingo

Observações mais do que oportunas

Ao visitarmos, como comumente fazemos, os blogues sobre as Casas-Museu, ficámos estupefactas quando, em Casas-Museu em Portugal, tivemos conhecimento “das Jornadas de Trabalho sobre Casas-Museu – Perspectivas e Oportunidades”, realizadas no dia 14 de Fevereiro de 2011, na Casa-Museu Dr Anastácio Gonçalves, em Lisboa.
Deve-se a nossa estupefacção:
ao facto de não termos tido conhecimento deste evento, quando nós, Casa-Museu João de Deus, de São Bartolomeu de Messines,
* estivemos presentes ,por convite da Drª Luísa Fernandes, no I Encontro Nacional das Casas-Museu, levado a cabo pela Casa-Museu Dr. Abel Salazar ,em São Mamede de Infesta,
* estivemos, igualmente, presentes no Encontro das Casas-Museu, levado a efeito pela Câmara Municipal de Cascais, e, realizado em Cascais,
*  fizemos parte do 1º grupo de trabalho responsável por uma possível caracterização das Casas-Museu, em Portugal,
* abordámos, previamente, alguns tópicos, com o director da Casa de Camilo, quando do I Encontro Internacional das Casas-Museu, levado a efeito pela Casa de Camilo, em 2008,
* e a nossa estupefacção atingiu o auge com a leitura da intervenção da Drª Elsa Rodrigues, nas Jornadas do passado mês de Fevereiro e que, obviamente, nos obriga a algumas considerações, já que a Casa-Museu João de Deus, de São Bartolomeu de Messines, é mencionada…..
Antes, porém, de tecermos os nossos comentários, transcrevemos parte da referida intervenção, remetendo a sua leitura, na íntegra, para o blogue das Casas-Museu em Portugal ( clicar sobre o nome, supra mencionado a rubro, para aceder ).

Vejamos, então:

Proposta de Categorização das Casas-Museu - O Ponto da Situação
Dr.ª Elsa Rodrigues
Casa-Museu João de Deus

(…)Depois há outras casas que não mantêm a mobília da época, como por exemplo, a Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, que foi a casa onde ele nasceu. A Câmara Municipal de Silves queria homenagear João de Deus e queria recriar esta casa que estava vazia. João de Deus passou lá só a infância e a adolescência. Os familiares não tiveram preocupação em manter a mobília, nem sabiam que ele se iria notabilizar na sociedade e então os objectos foram vendidos. Quando se pensou em criar a Casa-Museu, o que se fez foi falar com a população e pedir para que a ela se envolvesse e oferecesse à Casa-Museu objectos da época de João de Deus. Mas estes objectos não pertenceram a João de Deus. Só duas das salas: a sala de estar e o quarto é que têm mobília e as outras divisões têm livros, referências bibliográficas e fotografias. Portanto, esta casa acaba por funcionar mais como um centro de interpretação do que como Casa-Museu por não ter os objectos que lhe pertenceram. (…)

* A Drª Elsa Rodrigues começa por caracterizar ( e a nosso ver ,bem ) a casa de São Bartolomeu de Messines, como uma Casa-Museu, para depois referi-la como “um centro de interpretação”, tipologia que desconhecemos quer no que respeita a museus, casas-museu, bibliotecas ou centros de documentação.

* Diz a Drª Elsa Rodrigues que foi nesta casa que João de Deus nasceu. Falso. Não há documentação alguma que nos permita tal afirmação, tanto mais que, desde sempre, ouvimos a população de São Bartolomeu de Messines afirmar que João de Deus nasceu numa outra casa, térrea ,sita no Largo João de Deus, e referenciada como tal.

* Afirma a drª Elsa Rodrigues que "João de Deus passou lá só a infância e a adolescência". Falso. Há registos do regresso de João de Deus a São Bartolomeu de Messines, em 1864 e da sua permanência, nesta mesma casa, em 1868, quando se candidata a deputado às Cortes, pelo Círculo de Silves. São bem conhecidas as tertúlias, em Silves, na casa da família Garcia Blanco. É, aliás, aqui que José António Garcia Blanco e Domingos Vieira, o convencem a concorrer a deputado. Tinha João de Deus 38 anos.
É então que, depois de eleito e apesar de contrafeito ( dizem! ), João de Deus estabelece residência em Lisboa, tendo, no entanto, arrendado vários espaços, antes de se estabelecer, em definitivo e em 1888, no nº 13 -1º, da Calçada Nova do Convento Novo do Sagrado Coração de Jesus, actual rua João de Deus, nº 9-1º, à Estrela.

* Diz ainda a Drª Elsa Rodrigues que na Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, só duas das salas é que têm mobília. Falso. A Drª Elsa Rodrigues esquece que o Espaço Museológico da Casa-Museu João de Deus, no seu 1º piso, é composto por três divisões: sala de estar, cozinha ( cujo chão é original ) e quarto de dormir.
Enfim!

A Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, apesar de não ter objectos do uso pessoal de João de Deus, caracteriza-se como uma Casa-Museu de Representação, onde, diariamente, se dá vida a João de Deus- através das suas memórias - como homem, poeta e pedagogo. Daí, os serviços que a compõem e a planificação das actividades próprias de cada um

Convidamos, na simplicidade que nos caracteriza e era apanágio de João de Deus, a Drª Elsa Rodrigues, os intervenientes das “Jornadas de Trabalho sobre Casas-Museu – Perspectivas e Oportunidades”, realizadas no dia 14 de Fevereiro de 2011, na Casa-Museu Dr Anastácio Gonçalves, em Lisboa, e, quem quiser, a visitar São Bartolomeu de Messines e a Casa-Museu João de Deus……depois, sim, é  possível avançar com propostas de caracterização e tirar conclusões!