terça-feira

ORA, ORA, VAMOS LÁ BRINCAR!




Desde os primeiros dias de Maio que nós, Casa-Museu João de Deus, ao aceitarmos o desafio que nos foi lançado pelo Instituto de Apoio à Criança ( IAC ), temos vindo a realizar uma série de actividades desde o flash mob ( no dia 11 de Maio ) - que publicámos no post anterior - a oficinas de conto, de reconto e de ilustração, baseadas nas fábulas de João de Deus ( de 16 de Maio a 1 de Junho ) e que constituem uma nova forma de  brincar/trabalhar/jogar  as fábulas tradicionais. Assim, os Meninos do   nosso Agrupamento Escolar – Pré- Escolar, Jardim-Escola João de Deus e 1º Ciclo – começam por aceitar uma proposta que lhes fazemos…. Primeiro, ouvem, de uma forma muito convencional, a fábula “A Cigarra e a Formiga”, de João de Deus. Depois, elas e nós, técnicas da Casa-Museu João de Deus e a ilustradora Marta Jacinto, disfarçamo-nos ou de cigarras ou de formigas. Escolhidas as personagens, segue-se o conto da fábula pelas Crianças que, obviamente, valorizam o trabalho da formiga. É, então, a nossa vez...... Reescrevemo-la, relevando, desta vez, o trabalho da cigarra. Reacção normal da Criança – não aceitar, porque a formiga trabalha e a cigarra canta e dança. E lá vamos, com muita dificuldade, tentando fazer-lhes ver que cantar e dançar também constitui uma maneira de trabalhar e que, o trabalho, quando produzido com prazer, em conjunto e de uma forma repartida, dá muitos mais frutos e faz muito mais sentido. Isto é, se a formiga trabalhar ao som do canto da cigarra e, de quando em vez, fizer uma paragem no seu trabalho e dançar com a cigarra, trabalhará muito mais satisfeita e menos cansada, e, a cigarra, por seu lado, também aprenderá que para cantar bem e dançar ainda melhor, precisa de trabalhar e muito.




( Oficina realizada na Escola Primária de São Marcos da Serra )



Seguidamente, a ilustradora Marta Jacinto apresenta as suas ilustrações, desenha as personagens da fábula e enquanto o faz, vai explicando o seu processo de criação, para depois incentivar, de uma forma muito informal, cada Criança a desenhar e a pintar a cigarra, a formiga ou as duas.




( Oficina realizada no Jardim-Escola João de Deus )



E assim, ao longo dos dias, os Meninos da Escola Primária de São Marcos da Serra ( 16 de Maio ), Jardim-Escola João de Deus ( 27 de Maio ), Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines ( 28 de Maio ), Pré-Primárias de São Bartolomeu de Messines ( 29 de Maio ) e todas as Escolas do Agrupamento ( dia 1 de Junho ) participarão nesta brincadeira de andar às voltas com o Fabulário de João de Deus e, em particular, a fábula  “A Cigarra e a Formiga”.




( Oficina realizada com os Meninos da Casa do Povo )



**********
***



O Dia Internacional do Brincar/Jogar foi criado em 1999, na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio, por iniciativa do Presidente da Internacional Toy Library Association ( ITLA ), e tem como objectivo lembrar que o brincar é uma fonte inesgotável de prazer, alegria e aprendizagem, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental.




( Oficina realizada com o Jardim de Infância Oficial )




Agradecimentos mais que pertinentes:

Instituto de Apoio à Criança - IAC,
Arqta Marta Jacinto,
Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines,
Agrupamento Escolar de São Bartolomeu de Messines,
Jardim-Escola João de Deus,
Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines,
Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines,
União Desportiva Messinense,
Guarda Nacional Republicana e
População de São Bartolomeu de Messines.



E, por exemplo, de Berlim chegam-nos novas.....que nos aquecem a "alma" e levam-nos a não baixar os braços:

Berlim, 1.06.13
"Parabéns, (...), pelo trabalho que aí se faz. Nos tempos bárbaros de neo-liberalismo que vivemos, melhor, que nos obrigam a viver, talvez a POESIA seja a nossa salvação. (...)

Luciano"