domingo

Ora, Toca a Brincar!





-ilustração de Marta Jacinto




O IAC ( Instituto de Apoio à Criança ) convidou-nos e nós aceitámos...
Assim, no âmbito das Comemorações dos Dias Internacional do Brincar/Jogar e do Dia Mundial da Criança, a Casa-Museu João de Deus, em parceria com a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, o Jardim-Escola João de Deus, a Casa do Povo de S. B. de Messines, o Agrupamento Escolar e a Guarda Nacional Republicana, promove, de 16 de Maio a 1 de Junho, uma série de actividades, desde um flash-mob ( no Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines ) a algumas sessões da rubrica "A Brincar com o Fabulário de João de Deus", compostas pelas Oficinas "Mãos Travessas" e por Oficinas de ilustração com a nossa amiga ilustradora Marta Jacinto.
O flash-mob, envolvendo hip-hop, capoeira e algumas cenas do "Mercadinho Tradicional", decorrerá no dia  11 de Maio, pelas 10h30, e, do mesmo dar-vos-emos, oportunamente, conhecimento.
Por sua vez, as Oficinas ( de 16 a 31 de Maio ) marcadas para as 10h30 e 15h00, nas Escolas Pré-Primárias, Primárias, Jardim-Escola e Casa-Museu João de Deus, irão centrar-se na fábula de João de Deus, "A Formiga e a Cigarra" e assumem-se como uma nova forma de brincar com o comum conto/fábula, no qual a Criança colocará em prática as suas ludicidade e criatividade.








O Dia Internacional do Brincar/Jogar foi criado em 1999, na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio, por iniciativa do Presidente da Internacional Toy Library Assosiation ( ITLA ), e tem como objectivo lembrar que o brincar é uma fonte inesgotável de prazer, alegria e aprendizagem, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental e para construir uma sociedade melhor

( vide https://www.facebook.com/casamuseu.joaodedeus?ref=tn_tnmn )